domingo, 18 de novembro de 2018

Saúde - chá de boldo é abortivo?

#Repost @ericamantelli
•  •  •  •  •
De uma maneira geral, as grávidas precisam moderar no consumo dos chás, principalmente quando o objetivo é se automedicar.
.
Alguns chás têm um potencial abortivo, inclusive, os efeitos negativos dessa erva para a gestação são reconhecidos pela Secretaria de Saúde. Por isso que o boldo é listado como “potencial tóxico, teratogênico e abortivo” pela Resolução da SES/RJ nº 1757 de 2002.
.
Além de abortivo, o chá inadvertidamente utilizado na gestação também pode causar má formação do feto e ainda causar prejuízos para a saúde da mulher grávida. Assim, a paciente pode apresentar alguns sintomas como: febre, tontura, sangramento vaginal, cólicas e confusões psicológicas.

Mas é importante frisar que esses efeitos  ocorrem quando o consumo é feito de forma concentrada e em grandes quantidades. Se alguma gravidinha tomou algum chá (mesmo de boldo) em pequena quantidade e foi algo esporádico não precisa ficar preocupada. Porém, da próxima vez que sentir algum desconforto, antes de tomar algum chá que não tenha certeza se pode, converse com seu médico e nutricionista.
Na gravidez os cuidados são muitos principalmente com a alimentação, isso porque, todas as gestantes precisam consumir alimentos ricos em ácido fólico, uma substância presente na vitamina do complexo de B responsável pela formação do tubo neural do bebê. Sendo assim, é preciso compor a alimentação com vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas, gema de ovo, brócolis, etc.
.
Também é importante estar atenta ao pré-natal e às atividades físicas regulares e com acompanhamento e não se automedicar, repousar sempre que possível  e eliminar bebidas alcoólicas, cigarro e líquidos com cafeínas.
.
Sempre que tiver alguma dúvida durante sua gestação pergunte ao seu médico! E você tem alguma dúvida?
.
MULHER que se AMA se CUIDA!
.
Dra Erica Mantelli
Ginecologista, Obstetra, Especialista em Saúde Sexual e Mamãe da Giulia e da Isabella
CRM-SP 124.315 | RQE 36685
www.ericamantelli.com.br




Post personalizado:@maededoismeninos

#SaudeDaMulher #Ginecologia #GestacaoSaudavel #EricaMantelli #mulherqueseamasecuida #chás #chadeboldo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Pediasure - Alimento nutriconal infantil

Pediasure Alimento infantil Nutrição  balanceada completa Definição de Pediasure PEDIASURE  Pó ou  PEDIASURE  Líquido pronto para uso fornec...